Giruá realiza projeto "Estudando nas Férias"

Participam das atividades 60 alunos do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental

Giruá realiza projeto "Estudando nas Férias"

Com o objetivo de realizar acompanhamento pedagógico domiciliar no período de férias escolares, para combater a repetência e o abandono escolar, o Governo Municipal de Giruá está desenvolvendo, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a 2ª edição do Projeto “Estudando nas Férias”.

Participam das atividades 60 alunos do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental, sendo que destes, 9 são alunos da Educação Especial, os quais recebem também o Atendimento Educacional Especializado em suas escolas no período letivo. O projeto prevê quatro etapas: a primeira etapa ocorreu na primeira quinzena de dezembro de 2015 com o monitoramento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e levantamento da demanda existente junto as escolas municipais. A segunda etapa, na segunda quinzena de dezembro, contou com a visitação dos Agentes de Educação e Cidadania às famílias dos alunos indicados pelas escolas, visando a integração, o apoio e o compromisso dos pais ou responsáveis quanto a participação de seus filhos nas atividades.

Já na terceira etapa, no período de 04 de janeiro a 05 de fevereiro de 2016, os Agentes de Educação e Cidadania estarão realizando uma avaliação diagnóstica e ministrando aulas de reforço escolar aos alunos. As aulas serão realizadas de duas a três vezes por semana, na casa dos alunos e espaços comunitários. A quarta etapa, que acontecerá de 10 a 12 de fevereiro, contará com a aplicação de novo instrumento avaliativo aos alunos e questionário às famílias dos participantes, como forma de avaliar os resultados obtidos.

A coordenação do projeto está sob a responsabilidade da assessora Ana Cristina Duarte, sendo que as atividades são planejadas e desenvolvidas de forma diferenciada, com foco nas necessidades individuais apresentadas pelos alunos participantes, especialmente as que se referem a consolidação do processo de leitura, escrita e raciocínio lógico matemático, visando a progressão nas aprendizagens escolares para que possam dar sequência aos estudos com aproveitamento satisfatório.

Para a Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, o trabalho desenvolvido estará ainda proporcionando à Secretaria, subsídios para o reordenamento de ações e o alcance de metas para a efetivação de um ensino de qualidade, com resultados significativos já para o Ano Letivo de 2016. Ela afirma ainda que ao iniciar o ano letivo estes alunos estarão com muitas de suas necessidades vencidas.